domingo, 11 de janeiro de 2009

Currículo Profissional



D e o n í s i o R o c h a

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Rua São Pedro, 397, apto. 1004,
CEP 88075-520 - Balneário, Florianópolis – SC
Home-Page :
http://drdeonisiorocha.blogspot.com/
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OBJETIVO: Advogado Tributarista, Trabalhista e Cível
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RESUMO DAS QUALIFICAÇÕES
  • Vivência e orientação jurídica nas áreas tributária, trabalhista e cível;
  • Forte atuação na consultoria para a área empresarial e atuação direta na área tributária (ações e recursos diversos na área cível, execução fiscal), administrativo contencioso federal (impugnações, recursos, incentivos fiscais e regimes especiais) e trabalhista;
  • Desenvolvimento de teses; planejamento tributário; conhecimentos em contabilidade avançada e na área fiscal;
  • Recuperação de créditos e compensação; pedidos de restituição e compensação de tributos;
  • Administração de passivo fiscal;
  • Elaboração de peças, recursos, relatórios, consultoria e pareceres jurídicos, pesquisas jurisprudenciais diversas;
  • Verificação de contratos e orientação na área contratual;
  • Orientação e consultoria para os departamentos das empresas envolvidas;
  • Acompanhamento de processos e andamentos processuais em diversos fóruns;
  • Contato, acompanhamento e tratamento com escritórios externos;
  • Emissão de relatórios processuais internos e para auditoria;
  • Experiência em coordenação de equipes (advogados e estagiários);
  • Elaboração, execução e acompanhamento de atos administrativos empresariais junto a órgãos públicos (PGFN e RFB) para solução de pendências fiscais visando a obtenção de certidões de regularidade fiscal (CND e CPEN), boa noção de contabilidade e conhecimentos na área fiscal; obrigações acessórias em todas as esferas da administração pública, em especial: GIA, DIRF, DCTF, SINTEGRA, IN86, DES, DACON, DIPJ, PER-DCOMP;
  • Sólidos conhecimentos na legislação fiscal tributária;
  • Conhecimento de rotinas de escritório, contatos diretos e reuniões com clientes para definir estratégias, conference calls; ótima digitação, redação e vocabulário;
  • Experiência e disponibilidade para viagens;
  • Colaborador como articulista em diversos meios de mídia (foruns, chats, blogs), palestras e workshops in company.
  • Conhecimento na realização, análises financeiras, imposto de renda (pessoa física e jurídica), bem como a análise de balanços e balancetes contábeis, DRE e seus reflexos para os acionistas, sócios e administradores.
  • Experiência com análise financeira e contábil e preparação de informações gerenciais;
  • Planejamento de controle financeiro;
  • Gestão contas à pagar e receber;
  • Relacionamento e negociação com bancos, informações financeiras;
  • Interação com escritório a contabilidade (contabilidade terceirizada);
  • Experiência em planejamento financeiro e gestão de negócios; análise de balanços, gestão de fluxo de caixa, governança corporativa, contabilidade e demais atividades relacionadas.


EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL 1

Empresa: Faust & Rocha Advogados Associados
Cargo: Advogado e Sócio
Período: De 03/2007 até 10/2008
Atribuições do cargo: Atuação como advogado e sócio da Faust & Rocha Advogados Associados nos departamentos tributários, cível, trabalhista e previdenciário, representando o escritório em todo o Estado, bem como a elaboração de pareceres técnico-tributário e também no contencioso administrativo e judicial.


EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL 2

Empresa: Telini Advogados Associados
Cargo: Advogado Tributarista
Período: De 04/2006 até 02/2007
Atribuições do cargo: Implantei o trabalho de marketing jurídico da Telini Advogados, objetivando a prospecção de novos clientes. Desenvolvi trabalho na área do contencioso administrativo/judicial, com apresentação de defesas em AI e NFLD (notificações fiscais), com sustentação oral dos processos junto ao Conselho de Contribuintes


EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL 3

Empresa: Guedes Pintos Advogados e Consultores
Cargo: Advogado Tributarista
Período: De 01/2005 até 04/2006
Atribuições do cargo: Elaborei pareceres técnico-jurídicos para clientes do escritório como: Sindicato das Empresas de Asseio, SEAC (Prestação de serviços e mão-de-obra especializada e serviços terceirizados de Santa Catarina), SINDESP (Sindicato das Empresas de Segurança Privada) e associados, entre outros. Gerenciei o departamento tributário consultivo e contencioso, defesas fiscais e administrativas relativos à participação das empresas ligadas aos Sindicatos em licitações.


EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL 4

Empresa: Actio Consultoria Tributária e Empresarial
Cargo: Advogado Tributarista e Sócio Administrador
Período: De 11/1998 até 12/2004
Atribuições do cargo: Empresa constituída como pessoa jurídica independente (sociedade civil limitada) voltada para a prestação de serviços empresariais especializados como: Consultoria Tributária e Planejamento Tributário; Assessoria em Defesas Fiscais, Embargos a Execução; Recuperação de Tributos; Análise de Incentivos Fiscais e Auditoria Tributária; Consultoria Jurídico-Empresarial; Informações e Pesquisas – Legislativa, Doutrinária e Jurisprudencial; Auditoria Aquisição, Fusão, Cisão, Incorporação e Liquidação de Empresas; Formas Societárias Especiais; Reestruturação Societária; Consultoria em Direito Administrativo; Consultoria em Direito do Trabalho; Gestão de Passivos Trabalhistas e Tributários; Revisão de Cálculo de Tributos (PIS, COFINS, IRPJ, CSSL, ICMS, Etc.); Análise de Procedimentos Administrativos e Financeiros.

PRINCIPAIS PROJETOS PATROCINADOS:
Mormaii Ind. Com. Imp. Exp. Ltda. (Garopaba-SC)
Dirigi projeto para redução de carga tributária, para Mormaii, mapeando as atividades, estudando os procedimentos, identificando créditos fiscais não apropriados, postulados e compensados em processo administrativo perante SRF, com a economia aproximada de U$ 850.000,00, com acompanhamento posterior na análise periódica preventiva de eventuais riscos, benefícios fiscais e incorreções no preenchimento das obrigações assessórias.

Viação Campo Largo, Empresa N.S. da Piedade, Melissatur, Viação Tamandaré, Rocio e Antonina (grupo empresarial) (Curitiba e Paranaguá-PR)
Elaborei o planejamento para redução de carga tributária, das empresas do grupo Melissatur, resultando em economia de aproximadamente U$ 1.000.000,00 (um milhão de dólares);
Insular Transportes Coletivos e Transportes Coletivos Estrela Ltda. (Florianópolis-SC)

Planejei e executei a redução de carga tributária, da Insular Transportes Coletivos e Transportes Coletivos Estrela, focado na redução da carga incidente sobre as operações praticadas, gerando uma economia de aproximadamente U$ 850.000,00 (oitocentos e cinqüenta mil dólares) em créditos fiscais, postulados e compensados através de processo judicial e administrativo perante SRF. Mantive um acompanhamento contínuo e sistemático para identificação preventiva de riscos e benefícios fiscais, regularizando ainda, incorreções no preenchimento das obrigações assessórias.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL 5

Empresa: Exatoria Estadual Fazenda Estadual de SC
Cargo: Agente Fiscal de Rendas
Período: De 01/1986 até 02/1996
Atribuições do cargo: Atuei na Secretaria Estadual da Fazenda de SC, dirigindo o setor de arrecadação e fiscalização de tributos estaduais, com ampla experiência com tributos como ICMS, ITBI, IPVA e outros tributos de competência estadual.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL 6

Empresa: Construtora Mabal Ltda.
Cargo: Chefe de RH e Contabilidade
Período: De 07/1984 até 01/1986
Atribuições do cargo: Supervisionei a segurança do trabalho e coordenei a contratação e demissão de pessoal, bem como realizei entrevistas e a política de salários da empresa. Realizei os lançamentos contábeis, análises financeiras, imposto de renda (pessoa física e jurídica), bem como a análise de balanços e balancetes contábeis, DRE e seus reflexos para os acionistas, sócios e administradores.

FORMAÇÃO ACADÊMICA
GRADUAÇÃO 1

Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC
Curso: Pós-Graduação Direito e Negócios Internacionais
Período: De 03/2001 a 04/2002


GRADUAÇÃO 2

Instituição: UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA - UNISUL
Curso: Graduação Direito
Período: De 07/1991 a 07/1995

GRADUAÇÃO 3

Instituição: UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA - UNISUL
Curso: Graduação Ciências contábeis
Período: De 07/1981 a 12/1987

CURSOS E ESPECIALIZAÇÕES
  • Curso de Direito e Cálculo Previdenciário
    Noções avançadas de direito previdenciário e de cálculos previdenciários. Cálculos previdenciários, revisões de benefícios. Estudo dos processos administrativos previdenciários, revisões do Fator Acidentário de Prevenção
  • Simpósio sobre Problemas no Processo Judicial Tributário
    O processo tributário e a Fazenda Nacional. Lançamento para prevenir decadência, subseqüente a suspensão da exigibilidade do crédito tributário e direito a defesa e recursos em processo administrativo. Ação de repetição de indébito julgada procedente...
  • I Jornada de Estudos Jurídicos da Justiça Federal de Criciúma
    Medida Cautelar, Tutela Antecipada ou Mandado de Segurança? Medidas provisórias e recursos administrativos. Exceção de pré-executividade.Simpósio sobre Problemas do Processo Judicial Tributário
    Ação rescisória em matéria tributária. As súmulas 212 e 213 do STJ. Efeitos declaratórios (continuativos) da sentença em MS. Transferência do encargo financeiro, etc.
  • V Ciclo de Estudos Jurídicos de Santa Catarina
    Aspectos polêmicos da reforma constitucional. Dr. Nagib Slaib Filho, Prof. Dr. Ovídio Batista da Silva e Dr. Luiz Fux;
  • Curso de Formação de Supervisor de Segurança do Trabalho
    Introdução à Segurança e Saúde Ocupacional. Legislação. Psicologia do Trabalho. Saneamento do Meio. Doenças Ocupacionais. Proteção contra Incêndios. Primeiros Socorros. Inspeção e Segurança na Empresa.
  • Outros.
    Contador ‘ad-hoc’
    : Indicado para a realização de Cálculos em Reclamações Trabalhistas, Cálculos Financeiros, Cálculos Matemáticos, Cálculos Trabalhistas, Elaboração de Cálculos Trabalhistas, Elaboração de Planilhas de Cálculos.
  • Acompanhamento de Executivos Brasileiros à Feira de Milão, em Nov/Dez 1999.

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